Onde é melhor empreender? Por que escolher uma Cidade Pequena?

No artigo de hoje, daremos uma dica sobre os locais ideais para você empreender, abrir seu negócio e ter bastante prosperidade com ele até porque quem não quer ter um negócio bem sucedido, poder de compra, um nome limpo na praça ( ou no momento que aquela loja decidir consultar seu cpf!). Bora!

Existe uma lenda na minha cidade sobre uma fonte de água chamada Bica da Mãe Preta, conforme se reconta por aqui, esta fonte nunca secou mesmo em meses de nenhuma chuva. E quem beber de sua água ficará com os pés e o coração para sempre ligados a Passo Fundo. “Quem bebe da água da Mãe Preta a Passo Fundo sempre retorna”, diz o ditado.

Resultado de imagem para empreender

E é verdade, sou prova viva! Agradeço ao meu pai por ter me levado ao chafariz ainda muito pequena, ter me contato essa história e me deixado tomar a água. Já perdi as contas de quantas vezes me mudei e retornei, ora por estudo, ora por questões profissionais e ora por motivos pessoais. O que mais me intriga nisso tudo não é o fato do meu retorno e sim como este retorno é recebido por amigos e conhecidos:

“- Tá louca? Trocar São Paulo por este buraco?”
“- Mas teu nicho de mercado tá tão ruim assim na capital?”
“- O que veio fazer nesse cafundó de novo?
“- Tá com algum parente doente?”
‘- Guria queria ser nova igual tu e sair por ai e nunca mais voltar.”

Cafundó: Significa lugar longe, muito distante mesmo.

Não, eu não moro em lugar remoto, afastado de tudo e de todos. Moro em uma cidade de porte médio no norte do Rio Grande do Sul, considerada polo de saúde e referência em educação.

Não me levem a mal, mas amo minha cidade. Não tenho nada contra cidades maiores: Porto Alegre, Rio de Janeiro, Caxias do Sul, Curitiba, São Paulo e todas as suas cidades metropolitanas. Todas elas estão no meu coração, pois vivi muitas coisas boas em cada uma delas e jamais me arrependeria de alguma escolha minha.

Mas não quero mais, morar em nenhuma cidade grande já não faz mais parte dos meus planos. Ao contrário do que a maioria deve imaginar empreender em uma cidade pequena ou de porte média como meu caso é muito mais vantajoso. Decidi voltar espontaneamente e viver em lugar menor, longe do estresse de longos deslocamentos, da insegurança diária (não que aqui não seja perigoso, mas nem se compara), consigo produzir muito mais com um custo benefício menor que a maioria dos meus concorrentes.

Estar mais perto da família me ajuda muito também, apesar de eu morar relativamente do outro lado da cidade que os meus pais. Trabalho no sistema Home Office, mas possuo escritório físico fora de casa também. Sou sócia de duas empresas, uma voltada para o marketing digital, área que já trabalho há quase 10 anos e outra na área de recrutamento e seleção.

Com o marketing, consigo atender clientes de qualquer parte do mundo e competir saudavelmente no mercado com grandes agências das capitais, pois há limitação do meu trabalho por morar fora do “eixo dos negócios” a entrega do meu trabalho possui a mesma qualidade de antes. Além disso consigo agregar a qualidade, desempenho e entrega do serviço com um preço muito mais atrativo do que uma agência grande de capital. Sem “prostituir” o mercado de trabalho.

Já minha outra empresa de recrutamento e seleção é especifica para um nicho de mercado e de grande perspectiva de crescimento local. Por se tratar de uma trabalho bem cuidadoso e exclusivo.

Vou listar as 5 vantagens de empreender em uma cidade pequena, na minha humilde opinião:

1-  O famoso e poderoso marketing “boca-a-boca”

Em tempos de internet, desaprendemos como é poderosa a questão da indicação, em uma cidade menor é mais fácil uma pessoa indicar o serviço da outra e está vir até você.

2- Menor investimento

Óbvio que esse é o primeiro pensamento quando se fala em morar em uma cidade menor. O custo de vida sim é mais em conta, o que diminui os gastos exorbitante que geralmente temos que repassar para os clientes, diminuindo assim o preço do seu produto, gerando uma concorrência saudável no mercado.

3- Crescimento do interior

Muitas pessoas, assim como eu, estão mirando para cidades menores e levando consigo capital, gerando assim uma economia mais consolidada.

4- Mão de obra

Dependendo da área, você terá que treinar seus funcionários e ensinar tudo o que precisam para este negócio. Não passará por empregados já com ‘vícios” de trabalho e quem sabe nem precisará de funcionário também, pois se a demanda é pequena no início não precisa desse investimento.

5- Presença constante

Por se tratar de uma cidade menor, você conseguirá mais facilmente estar presente em feiras e eventos. Vai conseguir marca uma reunião com seus clientes, empresários e fornecedores. Estar próximo deles ajuda a fortalecer o crescimento.

 

No final das contas, não importa onde você quer investir e colocar toda sua energia, o importante mesmo é fazer tudo isso com amor. Amar o que se faz acima de qualquer coisa, saber que teu trabalho tem valor e reconhecimento. Sem dúvidas haverá outras vantagens, cada um sabe o que é melhor para si. O importante é saber que nossas avós sempre estiveram certas:

O que plantamos hoje, colheremos amanhã.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *