Vitae Civilis

Vitae Civilis

O Vitae Civilis – Instituto para o Desenvolvimento, Meio Ambiente e Paz é uma organização não governamental (ONG), sem fins lucrativos, que tem como objetivo contribuir para a construção de sociedades sustentáveis, ou seja, sociedades que conciliam o desenvolvimento humano, em todas as suas dimensões (econômica, cultural, social, etc.) associado à conservação ambiental, tendo democracia e justiça social como base.

Fundado em 1989, na cidade de São Paulo, Brasil, o Instituto adotou o nome Vitae Civilis que significa (em latim) “para a sociedade civil”, indicando uma opção em servir ao fortalecimento da cidadania e das organizações da sociedade.

Visão

Considerada a aspiração mais profunda do Vitae Civilis, ela é a razão de ser da nossa instituição, e está concentrada em criar uma “Sociedade Civil atuante na governança da sustentabilidade sócio-ambiental nas esferas global, nacional e local”.

Missão

Resume as funções escolhidas para poder construir a nossa aspiração. A nossa missão consiste em “Promover o desenvolvimento sustentável por meio de apoio a elaboração e implementação participativa de políticas públicas integradas; gerar e disseminar conhecimento e práticas nas áreas de clima, energia, águas e de serviços ambientais; e fortalecer organizações e iniciativas de sociedade civil em tais áreas”.

Estratégias

No caminho a percorrer para a concretização de nossa visão e missão foram estabelecidos os seguintes elementos estratégicos:

  • Promover o diálogo inter-setorial sobre políticas, economia e práticas individuais ou institucionais de importância para a sustentabilidade sócio-ambiental.
  • Realizar estudos, preferencialmente com metodologias participativas, para fundamentar melhor as ações para a sustentabilidade do desenvolvimento.
  • Fomentar e participar de parcerias para o estabelecimento de ações e iniciativas especiais de desenvolvimento sustentável, mediante a articulação, a capacitação e o fortalecimento de redes e organizações da sociedade civil;
  • Contribuir para o aprimoramento do controle público (governança) de instituições e políticas, públicas ou privadas, nas áreas temáticas de relevância dos programas do Vitae Civilis.

Fundamentos

Para buscar maior eficácia e efetividade, o Vitae Civilis realiza seus trabalhos considerando, com base em visão sistêmica, iniciativas complementares e integradas nos campos do conhecimento humano, das políticas públicas e das práticas e ações de indivíduos e organizações.

Para isto, o Vitae Civilis usa como fundamento estratégico o tripé de trabalho Política (pública), Pesquisa (pesquisa-ação) e Práticas (práticas demonstrativas):

– Para atuar em Políticas públicas, o Vitae Civilis prioriza a obtenção de conhecimentos por meio de pesquisa-ação e a promoção de práticas demonstrativas.
– Para desenvolver Práticas demonstrativas, o Vitae Civilis procura integrá-las a trabalhos de políticas públicas e a obtenção de conhecimento.;
– Por sua vez, a Pesquisa-ação é realizada para melhor qualificar a atuação do Instituto Vitae Civilis em políticas públicas e no desenvolvimento de práticas demonstrativas.

Em outras palavras os fundamentos estratégicos do Vitae Civilis correspondem aos esforços de ampliar e aprimorar Compromissos individuais e coletivos, Capacitação (desenvolvimento dos atores envolvidos) e Conhecimento.

publicado
Categorizado como Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *